Pokémon Go e minha Obsolescência Tecnológica

Ilustração Pokebola do Pokemon Go com Piscina dentro

(Esse post foi escrito uma semana após o lançamento do jogo pokémon Go, se você esta lendo isso no futuro e já tem carros voadores e algo mais divertido pra fazer, não tenho culpa, ok!?)

Lançado no brasil dia 03 de agosto de 2016, eu acabei pegando uma birra do jogo, pois estávamos todos na sala da minha casa comemorando meu aniversário quando surge o assunto do jogo, vou todo faceiro e contente a google Play e descubro que meu celular não era compatível, isso acontecia enquanto meu pai e todos na sala caçavam pokémons pela casa.

Passado essa primeira experiência, achei muito legal o que aconteceu e como foi a aderência do jogo aqui no brasil, não quero entrar no mérito se é bom ou ruim, se as pessoas que jogam estão perdendo tempo, ou se quem critica quem joga é que está perdendo tempo, o que me chamou a atenção foi a mobilização que o jogo causou aqui na minha cidade.

Mobilizando pessoas

Muitas vezes, eu resolvo ganhar momentos de felicidade sendo meu próprio despertador, e sempre escolho algum parque na minha cidade para relaxar um pouco. Fiquei muito impressionado com a quantidade de gente que estavam no parque no primeiro final de semana após o lançamento do jogo.

Havia pais com seus filhos, grupos de crianças, de adultos, todos buscando pokémons pelo parque. Confesso que nunca tinha visto os parques tão lotados. Será que existe uma formula certa para mobilizar pessoas nessa maneira? É incrível pensar que um jogo fez tanta gente sair de casa e ir para um parque.

Ao contrario do que muita gente pensa, vi dezenas de amigos saindo junto, grupos interagindo entre si para saber onde tem ou pokémon tal ou ainda uma pessoa deixando a outra pegar o pokémon que precisava. Achei isso bem legal de se ver, se bem me lembro, quando era menor, as pessoas viam de um jeito estranho quem ficava jogando no computador ou no videogame, não rolava essa socialização e hoje estão todos interagindo por causa de um jogo.

Ditando o Marketing

A comunicação de algumas empresas aqui na cidade mudou completamente após o lançamento.Temos os maiores shoppings da cidade convidando pessoas para capturar pokémons la dentro, oferecendo pokestops e muito mais. Tem até uma empresa lançando um tênis conectado vibra quando usuário está próximo de um pokémon.

Fica a lição para nossos produtos ou clientes, precisamos adaptar nossa comunicação as tendências que estão rolando, e o principal é agir de forma rápida.Pode ser que semana que vem isso tenha passado, e se você ficou pensando na campanha perfeita, provavelmente perdeu o momento, agir rápido é fundamental.

Minha ‘Obsolescência’ Programada

Como eu citei, eu não joguei o pokémon GO, aliás, eu até mesmo desinstalei os jogos do meu celular recentemente e o videogame ta aqui parado faz um tempo.Não que eu ache isso legal e sinal de ‘maturidade’, mas de alguma forma isso foi acontecendo.

E eu, que tenho um bullet bill do Mário tatuado e um botão Power estou começando a achar que estou ficando pra titio nos jogos, já não fico mais tão ansioso esperando um lançamento, nem perco o sono tentando zerar um jogo difícil. Mas estes ciclos são parte da vida, apesar da sensação de não entender mais os jogos atuais, de largar um jogo por não consegui matar um chefão, eu espero que um dia volte a jogar e a acompanhar tudo isso, enquanto isso acontece me divirto e me empolgo com o espaço que a tecnologia tem ganhado em nosso dia a dia.

Enfim

A tecnologia e o mundo que vivemos está em constante mudança e eu costumo tirar lições de todos fenômenos que observo, a vida e a forma como interagirmos vai mudar sempre, isso é um fato, então você tem que escolher se vai se arriscar na mudança ou se vai ficar dando murro em ponta de faca. Temos uma lista de empresas e corporações que não entenderam essa pegada e continuam gastando milhões e até foram a falência por tentar ir contra isso, eu espero que você e sua empresa não siga por esse caminho.

Everton Lima é Desenvolvedor Web, aficionado por tecnologia e café, Practitioner em PNL, com formação em Hipnose e ciclista amador.

Everton Cerqueira Everton Lima Cerqueira
Agência SOMA - Especializados em WordPress
São José dos Campos, São Paulo, 12233 Brasil
http://www.evertonlima.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *