Onde quer que esteja, seja LUZ!

gruta-carrancas-mg-everton-de-lima-cerqueira-foto-by-etrilhas

Você já teve a oportunidade de estar em um lugar com total da ausência de luz? É uma experiência interessante, basta um passo para perdermos toda nossa noção de espaço e de onde estamos, você gira a cabeça olhando para os lados e não existe nenhuma referência para de orientar, os olhos parecem o foco automático de uma camera fotográfica, tentando em vão ajustar a abertura para deixar entrar mais luz e assim distinguir a paisagem, mas não há luz nenhuma pra entrar.

Tive a oportunidade de conhecer algumas cachoeiras de Minas Gerais, e durante uma das trilhas, nos deparamos com uma gruta, longa o suficiente para que as duas extremidades ficassem distantes, e o fato do caminho ser feito em curva, deixava boa parte do seu interior na escuridão total, permitindo que por alguns minutos apagássemos as lanternas e fizéssemos essa experiência que descrevi acima.

O Taoísmo fala um pouco sobre como os elementos que julgamos opostos são importantes um para o outro, imagine se sempre houvesse luz, a própria luz não seria valorizada da maneira como a vemos, é a escuridão que nos faz perceber o quão importante é finalmente ver a luz e se localizar no ambiente onde estamos.

Outra coisa que dá pra perceber estando imerso na escuridão, é que a mínima fagulha de luz é capaz de iluminar o ambiente todo, e ser a diferença entre o não enxergar e o enxergar. Em alguns pontos da gruta as lanternas se tornavam desnecessárias, não devido a refletores gigantes ou alguma saída para a luz do sol, mas sim por minúsculas frestas no topo da pedra, onde podia-se observar uma linha bem fina de luz entrando e se esparramando por todo o ambiente, embora a extensão e escuridão fosse grande, uma pequena linha de luz é capaz de contaminar e se espalhar pelo ambiente todo.

Transitamos em nossa vida por momentos de luz e alguns outros que parece que tudo está ficando difícil de ver, seja no trabalho, em casa ou nossos relacionamos, esses momentos vão acontecer, vivemos nessa montanha russa mesmo, mas tenho me desafiado a ser a luz que pode fazer a diferença por onde eu passe.

Não importa o quão escuro e tenebroso o lugar que você está pareça, seja luz, pois você pode iluminar o ambiente e todos que estão a sua volta, e muito provavelmente você será aquele que propague a chama para que outras pessoas continuem iluminando os locais que frequentam.

Seja quem faz a diferença, vale a pena.

Everton Lima é Desenvolvedor Web, aficionado por tecnologia e café, Practitioner em PNL, com formação em Hipnose e ciclista amador.

Everton Cerqueira Everton Lima Cerqueira
Agência SOMA - Especializados em WordPress
São José dos Campos, São Paulo, 12233 Brasil
http://www.evertonlima.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *