Emprendedorismo: Verdades que ninguém te conta nas Histórias de Sucesso

emprendedorismo-verdades-que-ninguem-te-conta-nas-historias-de-sucesso

Eu sou um cara que gosta muito de acompanhar histórias de sucesso, e eu espero que você também.
Acompanho alguns empreendedores nas redes sociais, vejo vídeos, livros, sem falar nas oportunidades de participar de treinamentos e palestras para ouvir “quem já chegou lá”.

Mas algo as vezes me incomoda, embora sempre ressaltam o trabalho duro, fico olhando aqueles escritórios super legais, os clientes conquistados, e parece tudo um pouco diferente do que eu vejo no meu dia a dia e de amigos que se aventuraram em empreender em algum setor.

Toda essa história de viajar o mundo dando palestras, de ter conquistado quantias grandes de dinheiro, toda essa vida linda de empresário, será que isso tudo é vida real?

Is this real life?


Sim, é vida real! Só que sempre existe um outro lado da história, um lado que talvez não seja tão motivador e legal para se contar em uma palestra ou livro, e talvez assustaria alguêm que está pensando em empreender.

O Legal de contar sua própria história de sucesso, é que depois de muito trabalho, você vai poder escolher as partes que quer omitir, e contar a parte mais legal de sua trajetória, motivando mais pessoas a seguir seu caminho para que possam no futuro contar sua própria história de sucesso.

Eu por hora, farei o contrario, vou contar algumas coisas que, eu acredito não estarem na maioria das histórias, e caso você esteja passando por algumas delas, vai saber que está no caminho certo, que são perfeitamente normais.

Olhem, eu sou um Workaholic

Você vai achar que tem trabalhar mais, vai começar a postar no instagram as 18:01 que ainda está trabalhando, vai fazer check-in na padaria na esquina da sua casa e escrever: “Reunião de Negócios”…Eu sei que você já fez ou ainda vai fazer isso.

Existe um certo glamour em trabalhar bastante, faz você se sentir importante, parece que permite que o espirito empresário incorpore no seu corpo e você não precisa fazer mais nada, é só aguardar o dinheiro chegar pelo correio.

Só que ele não vai chegar, por que, trabalhar muito é diferente de trabalhar certo, com o tempo você descobre que é melhor otimizar seu tempo e ir mais cedo pra casa curtir as pessoas que você gosta.

Lembre-se, que ainda não é possível pagar as contas com as redes sociais, ficar mostrando que você está trabalhando pode ser um sinal que você não esta trabalhando direito.

Com o tempo você descobre que não é legal trabalhar tanto, que quanto mais você trabalha, menos parece que seu serviço rende, com isso você vai percebendo que o equilíbrio é uma daquelas verdades absolutas que te ajudam a seguir em frente, ser um workaholic não é legal como você acha que é, e só atrapalha.

Powered by Caffeine

Vai ter momentos que você vai estar com sono. Mas não tem problema, né? O Café está ai pra confortar nossos corações…mas não nosso estômago, nesse ele bate sem dó.

caneca-Powered-by-Caffeine

Você vai passar algumas noites claros, vai precisar acordar cedo no outro dia, porque ninguém tem culpa que você decidiu lutar pelos seus sonhos, e provavelmente, a cafeína vai se tornar sua parceira inseparável.

Chega um momento, que você vai estar tomando café para acordar, vai tomar para fazer um relatório, por que você ficou trabalhando e esqueceu de comprar o almoço, enfim. É bem provável que você se torne literalmente movido por cafeína.

Eu particularmente não vejo nenhum problema nisso, mas como disse lá em cima, algumas partes do meu corpo possuem uma opinião diferente.

A Cafeteira de expresso da sua mesa, pode ficar bonita nas fotos e fazer você achar que é bem legal tê-la por perto, mas na vida real pode não ser bem assim.

Pizza e Cerveja

Principalmente no meio em que atuo, com agências Digitais e agências de publicidade, é comum a galera precisar trabalhar até mais tarde para entregar um projeto, ou até mesmo, em casos excepcionais, precisar virar a noite produzindo uma coisa… e essas maratonas estão tradicionalmente acompanhadas de Pizza, e em alguns lugares, cerveja!

Não se engane, apesar de pizza e Cerveja serem coisas ligadas ao entretenimento, nesse cenário, essas ocasiões são parte do trabalho. O seu foco vai precisar ser entregar um trabalho de qualidade, você nunca deve achar que é legal virar a noite trabalhando, se esforce para que isso não se torne recorrente.

Inevitavelmente você vai precisar fazer alguma maratona assim, mas se esforce ao máximo para não precisar, planeje seus prazos e monitore a execução, pois é bem mais legal comer a pizza depois só para comemorar o resultado atingido.

Stay hungry, stay foolish.. DON’T!

Já viu o discurso clássico do Steve Jobs, né? Aquele cara sabia o que dizia, é importante estar sempre faminto e disposto a aprender algo novo, mas acredito que além disso, é super importante NÃO FICAR no mesmo lugar, ou do mesmo jeito por muito tempo.

Eu conheci uma pessoa, que trabalhava, no inicio da popularização dos computadores pessoais, com manutenção de teclado, você consegue imaginar isso?O que seria se essa pessoa continuasse insistindo nisso hoje? Onde um teclado pode ser comprado por R$20,00 em praticamente qualquer supermercado, quem consertaria um teclado?

Ser flexível é um dos pilares do sucesso, mantenha-se sempre em movimento, e não se prenda a algum produto ou serviço, saiba reinventar a roda, e continuar se movendo sempre em frente.

Não tenha nenhum preciosismo de mudar o rumo de sua empresa se perceber que esta estagnado, mesmo que não tenha certo, você terá aprendido muitas coisas.

Saiba onde quer chegar

caminhos,jpg

“Pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve…”

Planeje suas ações, trace planos e prazos para atingir onde você quer chegar, isso pode parecer um pouco chato, mas, chato mesmo é você rodar em círculos e perceber que desperdiçou seu tempo sem chegar a lugar nenhum.

Esqueça onde você quer chegar

Você vai passar por alguns ciclos em sua trajetória, aproveite a motivação para ganhar vantagem e vencer as tarefas mais trabalhosas.

Inevitavelmente, existirão momentos que você estará desanimado, querendo desistir, e esses momentos normalmente são cruciais, e separam o sucesso da desistência de lutar por seus objetivos.

Nesse momento, coloque de lado aquele planejamento, aquelas metas, e apenas continue em frente, continue trabalhando e seguindo em frente, pois como todo ciclo, ele chega um fim, e você vai se orgulhar de ter seguido em frente nos momentos difíceis e ter alcançado seus sonhos.

Agora, farei o máximo para seguir em frente diante das adversidades da vida ‘real’e voltar aqui para descrever outra parte da minha história, só listando a parte boa e talvez, te motivar ainda mais.

Abraço

Everton Lima é Desenvolvedor Web, aficionado por tecnologia e café, Practitioner em PNL, com formação em Hipnose e ciclista amador.

Everton Cerqueira Everton Lima Cerqueira
Agência SOMA - Especializados em WordPress
São José dos Campos, São Paulo, 12233 Brasil
http://www.evertonlima.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *