Manual de Etiqueta na Academia

Rato de Academia

Não sou nenhum Rato de academia, mas sou um grande entusiasta da prática de musculação, e em 4 anos mais ou menos que frequentei academias, observei alguns comportamentos irritantes que algumas pessoas tem quando frequentam a academia, e isto não se restringe a quem ta começando não, tem gente que já frequenta a academia faz tempo e se comporta de forma totalmente Nonsense por lá.


O verdadeiro rato de academia.

Existe um mito em quem nunca frequentou academia, muitos acham que rola algum tipo preconceito por parte de quem está lá a mais tempo ou ergue mais peso, isto é totalmente mentira, ninguém vai zoar a quantidade de peso que você está utilizando, ou seu tipo físico, a não ser que você faça amigos por lá e dê este tipo de liberdade. Só vão olhar feio pra você, se acabar se comportando igual um idiota, mas seus problemas acabaram, pois vou listar aqui algumas coisas que NA MINHA opinião devem ser levadas em conta no convívio em uma academia.

#01 – Seu  celular não treina!

Esqueça do seu celular durante seu treino, indepentende do seu objetivo na academia, seu telefone  não vai ajuda-lo a atingi-los, então deixe ele na mochila, no armário, carro ou em qualquer lugar em que você não tenha acesso durante seu treino.

Ter um celular no bolso faz com que você prolongue seus momentos de descanso entre as séries mandando sms, ou ainda prejudique alguêm que esteja esperando você terminar pra treinar. Já cansei de ver pessoas distraidas com o celular, jogando, conversando e sentadas nos aparelhos, portanto, foco no treino, e depois você vai brincar com seu telefone.

#02 – Espelho do Banheiro x Espelho da Academia

Sabe qual a semelhança do espelho do seu banheiro com o da sua academia?
R: NENHUMA.

O Espelho da academia está lá por algum motivo, e muito provavelmente não é porque o pessoal gosta de ficar se admirando enquanto anda por lá, embora algumas pessoas façam isto, ele existe para auxiliar seu treino e a execução correta dos movimentos.

Alguns exercícios com barras ou halteres são feito com o auxilio do espelho a fim de que o movimento seja feito de forma e postura correta, portanto é de muita boa prática que se alguém estiver treinando em frente o espelho, evite ficar transitando na frente ou parar em frente do cidadão, aguarde o termino da série e faça a sua, sem prejudicar ninguém.

#03 – Sua Academia é aconchegante?

A não ser que você esteja lendo este post em algum momento do futuro e já tenham inventado uma academia do sono onde você dorme em cima de anilhas e acorda marombeiro, a academia não é um lugar pra você descansar do seu dia estressante, não insista!


Se você tiver este tamanho, durma onde quiser.

Evite usar algum aparelho como encosto, não ache que você é o único na academia a fazer aquele exercício, observo muitas pessoas deitando na mesa flexora e ficando por lá cerca de 30 minutos entre cada série, além de prejudicar o seu treinamento pode estar prejudicando o de outra pessoa que está esperando para utilizar o aparelho.

#04 – Revezar não faz mal

É uma atitude comum entre os frequentadores de academia revezar a utilização dos aparelhos, portanto, se tiver muita gente esperando para fazer o mesmo exercício é de bom grado oferecer-se para revezar a utilização, até 3 pessoas podem fazer o mesmo exercício sem prejudicar o treino de ninguém, desde que ninguém enrole para treinar.

#05 – Conversar prejudica a Assimilação de Proteínas

Um estudo realizado por canadenses de uma renomada universidade, que também foram responsáveis pela criação do exercício “Supino Canadense”, descobriu que o estresse causado pela constante movimentação das cordas vocais diminui em 85% a assimilação de proteinas pelo organismo, portanto, aquele Whey que você toma depois do treino não serve pra nada se você tagarela todo o tempo que está na academia.

Portanto, volto a ressaltar, tenha foco no seu treino independente do resultado, vá, faça seu treino e depois que concluir você pode dar um tempo lá fora conversando ou ficar em algum canto sem atrapalhar o treino de ninguém, e é claro que o primeiro parágrafo ali não faz o menor sentido.

#06 – Quem não guarda  peso, não cresce

Não preciso dizer mais nada, né?

Por fim….

Ative no seu cérebro a parte responsável pelo senso de humor que eu sei que você tem e assista o vídeo abaixo:

To pensando em escrever mais…. só que isto não existe pra quem malha sério.

Até mais.

Everton Lima é Desenvolvedor Web, aficionado por tecnologia e café, Practitioner em PNL, com formação em Hipnose e ciclista amador.

Everton Cerqueira Everton Lima Cerqueira
Agência SOMA - Especializados em WordPress
São José dos Campos, São Paulo, 12233 Brasil
http://www.evertonlima.net

One thought on “Manual de Etiqueta na Academia

  1. Esta e a pura verdade, principalmente entre as mulheres, ficam batendo papo e quando pete para revezar elas falam que esta acabando e nunca sai do aparelho, e um saco da vontade de tira a força mais conto ate dez e pulo para outro aparelho atrapalhando a minha serie de exercício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *