Como eu preparo meu Café

como-eu-faco-meu-cafe-everton-cerqueira

Se você for olhar meu instagram vai perceber duas coisas essenciais, a primeira é que tem bastante foto de café, e a segunda coisa eu não vou contar, você pode me seguir lá e descobrir.

Pra quem convive comigo, seja na vida real ou nas redes sociais, não é nenhum segredo que sou apaixonado por café e essa paixão começou a subir uns níveis nos últimos anos, onde comecei a pesquisar, ler e experimentar novas formas e misturas de preparar meu café, e eu quero compartilhar nessa postagem como eu preparo meu café aqui em casa e no trabalho e minhas impressões sobre cada método de extração que eu utilizo.

Vale lembrar que eu não sou um Barista formado, embora tenha consciência de que pequenas mudanças de torra, temperatura e tudo mais influenciam no sabor final do café, eu vou descrever como eu preparo meu café de modo caseiro, da maneira do meu dia dia, onde muitas vezes não rola tempo suficiente para executar o delicioso ritual ao preparar o café.

Por muito tempo meu contato com café foi comprando o pó de café no supermercado, fervendo a água e usando um filtro de papel, o que era muito bom, mas hoje tenho algumas coisas diferentes para preparar o café, vou listar todas e comentar sobre cada uma:

  • Moedores
  • Balança
  • AeroPress
  • Cafeteira Moka ou Italiana
  • French Press
  • Filtro de Papel Tradicional
  • Dolce Gusto

Moedores

Uma das primeiras coisas que você vai ouvir ao perguntar como melhorar seu café vai ser pra parar de comprar café de supermercado e começar a moer seu café na hora. Essa é uma afirmativa verdadeira, faz uma diferença enorme moer o café na hora, além do sabor você tem a liberdade de variar a moagem e fazer experiências ao preparar seu café.

cafe-moido-everton-cerqueira

Meu primeiro moedor foi um Moedor de Café Ajustável Hamilton Beach, que é de lâmina, o que quer dizer que ele age como um liquidificador, triturando o grão ao invés de moer, o que não é muito indicado. Mas como primeiro moedor, pra quem não quer já sair investindo em um mais profissional é uma boa pedida. Os baristas e pessoal dos fóruns não indicam a compra, eu entendo o lado deles, mas também entendo que as vezes você quer começar um hobby com o orçamento limitado, pra ver se vai gostar, o investimento nesse moedor vai ser de no máximo R$200,00, ele permite selecionar o tipo de moagem e quantidade, a única desvantagem é o barulho, o pessoal de casa não curtia muito quando eu usava ele as 6 da manhã.

moedor-manual-cafe-everton-cerqueiraHoje em dia, pra moer meu café diariamente eu uso um moedor manual, que comprei na china e paguei 8 dólares, ainda não é um moedor ideal mas tem me sido util diariamente nos últimos 6 meses sem nenhum problema.Eu gosto bastante dele pois também é possível regular o tipo de moagem e ele é leve, fácil de levar por ai para fazer café onde quer que esteja, como numa viagem ou acampamento.

Balança

Um dos princípios básicos para extrair um bom café é acertar na proporção de água e café que você vai extrair, e ai que entra a balança. Eu utilizo para medir a quantidade de pó ou grãos de café e depois a quantidade de água. Vezes ou outra eu faço experiências aumentando ou diminuindo a quantidade de café, o que não seria possível sem a balança.

No meu preparo diário eu cheguei a conclusão que a proporção que mais me agrada é a de 6gr de café para cada 100ml de água, sendo assim, como eu sempre tomo uma caneca de 200ml de café, na maioria das vezes vou moer 12 gramas de grãos de café.

O próximo passo vai ser fazer brincadeiras com a temperatura na hora da extração, mas pra isso vou precisar de um termômetro que ainda não tenho.

AeroPress

Eis o meu método de extração favorito, em uma semana com 7 dias é possível que eu utilize a AeroPress em no mínimo 5 cafés :p. Foi paixão a primeira vista, ou melhor, ao primeiro café. Minha primeira vez foi la no Fika Cafés Especiais.

aeropress-acampamento

Acredito ser o método mais versátil de extração, você pode brincar com diversas moagens e tempo de extração e obter sabores diferentes, é o método que eu mais uso para brincar e experimentar novas formas de preparo. Nesse método, é possível manter grande parte dos oleos essenciais do café, por isso, você pode observar que ele fica até um pouco mais oleoso do que estamos acostumados.

A AeroPress vai extrair seu café com a pressão do ar, diferente da pressão da água utilizada numa cafeteira expresso por exemplo. E quem vai fazer a força para empurrar o café é você, pois temos que empurrar o embolo para baixo, fazendo com que o ar empurre a água contra o filtro de papel.

cafe-acampamento-aeropress-moedor

Também é bem fácil de transportar, em meu último acampamento, a AeroPress fez sucesso com o pessoal, que vieram perguntar o que era e eu tive a oportunidade de explicar e preparar café pros vizinhos de acampamento.

Dica do Everton:

Se você gosta de gengibre, ou está de olho nas propriedades benéficas do gengibre, experimente comprar gengibre em pó, que você encontra em qualquer supermercado, e colocar uma colher de chá junto com o pó de café na AeroPress. Vai dar um gostinho diferente ao seu café, experimente e me conte o que achou.

Cafeteira Moka ou Italiana

A cafeteira italiana ou cafeteira moka é uma cafeteira à pressão que elabora o café por meio de vapor de água e produz um café com corpo e rico em aromas.

O café feito na Moka é mais encorpado do que aquele que podemos obter em cafeteiras comuns, algumas pessoas dizem que se assemelha bastante ao sabor do expresso, exatamente por ser mais encorpado.

cafeteira-moka-italiana-cafe-everton-cerqueira

Eu acho um método bem prático e saboroso, diferente dos outros métodos onde despejamos a água quente sobre o pó, nesse a agá fica no compartimento inferior e ao começar a ferver ela sobe passando pelo café no compartimento do meio até finalmente sair no compartimento superior. Para permitir que a água fervente suba pelo café é necessário utilizar uma moagem grossa, não vai funcionar muito bem se usar café de supermercado ou moagem mais fina, por isso o moedor é tão importante.

Se você gosta do cheirinho de café esse método é pra você, pois junto com o café subindo, o cheiro maravilhoso de café invade todo o ambiente, deixando tudo com cheiro de café.

Dica do Everton:

Experimente junto com o café, na moka, colocar um pouco de canela, aproximadamente uma colher de chá, café vai pegar um gostinho bem suave de canela, que eu particularmente gosto bastante, sem falar no cheirinho que fica no ar.

FrenchPress ou Prensa Francesa

A prensa francesa foi minha primeira aquisição para preparar meu café, por muito tempo eu utilizava todo o dia, até que foi substituída pela AeroPress rs.

Bem prática e oferece um café saboroso, a vantagem desse método é que não precisa de um filtro descartável, ela é totalmente lavável e por não ter contato com papel, os óleos essenciais do café são preservador, deixando seu café bem saboroso. Para esse método é importante moer o café bem grosso, para que resquícios do café não vão para a caneca ao servir.

prensa-francesa-frenchpress-cafe-everton-cerqueira

A Prensa francesa requer um cuidado especial, por ser de vidro é bem fácil de quebrar, a dica é não colocar ela na água enquanto ainda estiver quente.

Filtro de Papel Tradicional

Esse é aquele cafezinho com jeito de infância, provavelmente o primeiro café que você e eu experimentou, por ter esse apelo emocional não pode ser colocado de lado.

Eu tenho meu suporte e alguns filtros de papel em casa, e as vezes gosto bastante de utilizar este método, assim como a Moka ele é um dos que mais deixam o cheirinho de café no ambiente.

A dica aqui é ir colocando a água aos poucos em formato circular e aproveitar esse café tradicional e muito gostoso.

Dolce Gusto

Quando ganhei minha Dolce gusto, foi só alegria, fiquei um bom tempo viciado em tomar cafés em capsulas, experimentava as variedades e tudo mais.

dolce-gusto-cafe-everton-cerqueira

Depois que comecei a experimentar novos tipos de café e novas formas de preparo fui deixando as capsulas de lado, o sabor já não me agrada tanto quanto um café moído e feito na hora, acho que sou uma pessoa mais tradicional rs. Se fosse optar por comprar uma hoje acho que não compraria, juntaria mais dinheiro e iria para uma máquina de expresso mesmo, sem uso de capsulas.

Hoje em dia, eu deixo ela no escritório mais pra emergências quando acaba nosso café ou pra fazer para nossos clientes, pelo valor das capsulas e o sabor não me agradar mais tanto quanto no inicio acabo comprando novas capsulas raramente.

BÔNUS: Bullet ProofCoffee, Café a Prova de Balas

Eis uma mistura que pode gerar uma careta caso você nunca tenha ouvido falar, eu fiz na primeira vez que ouvi e acho que você vai fazer também, mas como esse café me acompanha todas as manhãs já vai fazer alguns meses eu resolvi contar um pouco dele.

Esse café objetiva gerar uma energia para enfrentar o dia a dia, e como também estou buscando incluir gorduras saudáveis em minha dieta, optei por experimentar e gostei, trata-se de um café com óleo de coco e manteiga, que promete:

  • Manter você saciado, reduzindo a fome
  • Promover clareza mental
  • Aumentar seu foco
  • Aumentar a queima de gordura
  • Aumentar sua resistência corporal

É bem fácil de fazer, eu preparo meu café normalmente, usando qualquer um dos métodos que citei acima, normalmente acrescentando gengibre durante o preparo, e acrescento uma colher de óleo de coco e outra de manteiga sem sal.Sinto que fico mais disposto e realmente a fome aparece mais tarde que o convencional, sem falar no sabor, que me agrada bastante, resultando em um café cremoso e gostoso.

Qual o Melhor?

Todos tem seu momento e ocasião, difícil eleger um melhor pois cada método possui seu charme e sua característica, eu gosto de dizer que: O melhor café é aquele que eu ainda vou tomar.

Dicas Gerais:

  • Preste atenção na proporção de café e água, eu utilizo em média 6gr/100ml
  • Moer o café na hora do preparo vai lhe proporcionar uma nova experiência gustativa, experimente.
  • Sempre que possível use água filtrada ou mineral (sem cloro) para preparar seu café
  • SEMPRE escalde antes tudo que for usar pra preparar seu café, caneca, filtro, recipiente, etc
  • O ideal é não deixar a água ferver totalmente para passar o café, desligue o fogo quando observas as bolhas de ar se formarem.
  • Não adoce seu café, pra sentir o real sabor dele, ao começar a comprar um café de qualidade vai descobrir que o açúcar é totalmente desnecessário.
  • Experimente, ouse e descubra que existe muitas maneiras de ser feliz tomando café, muitas formas até que eu nem descrevi no post.

E já que o assunto é café, uma amiga está fazendo Coffee Mochilão pela America Latina, com muito café e boas histórias, se quiser acompanhar veja o Blog da Juliana Félix.

E você, como faz seu café? Adoraria saber como você prepara seu café, afinal, sempre existe espaço para degustar um novo sabor, me conte nos comentários a sua forma preferida, e se fizer algo que descrevi no post me conte também.

“Filter Coffee, Not People”

Everton Lima é Desenvolvedor Web, aficionado por tecnologia e café, Practitioner em PNL, com formação em Hipnose e ciclista amador.

Everton Cerqueira Everton Lima Cerqueira
Agência SOMA - Especializados em WordPress
São José dos Campos, São Paulo, 12233 Brasil
http://www.evertonlima.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *