Aprenda a lavar seu carro com a técnica dos dois baldes

A esponja de microfibra ajuda muito na hora de remover as sujeiras, recomendo!

Tem gente que cuida bem do seu veículo, outros não ligam tanto e fazem só a manutenção básica e tem um terceiro grupo que não está nem aí com o carro, se você faz parte dele pode parar de ler por aqui.

A lavagem do carro é o básico dos cuidados com o veículo, então, mesmo que você não goste de passar o dia todo cuidado do carro, chega uma hora que é mais que necessário dar um banho em seu meio de transporte.

Existe diversas técnicas e métodos para se lavar o carro, o que eu vou apresentar é apenas uma dica de lavagem simples que visa deixar o carro limpo sem correr o risco de prejudicar a pintura ou causar aranhões.

Porque Dois Baldes?

Diferente da lavagem comum que usamos só um balde com sabão e passamos a esponja do balde para o carro várias vezes, usaremos dois baldes, um com o sabão e outro com água limpa. A maioria da sujeira do carro é composta por partículas de terra e poeira, se lavarmos o carro usando sempre a mesma água, corremos o risco de arranhar o carro todo e deixar a pintura com aquele aspecto de teia de aranha, os dois baldes irão evitar este inconveniente.

Material Necessário

  • Dois baldes;
  • Um Carro Sujo;
  • Esponja de Microfibra, caso não possua pode ser de outro material macio;
  • Ao menos uma toalha de microfibra, outros materiais não secam de forma eficiente, além de deixar o carro cheio de fiapos;
  • Shampoo para lavar carro, mas você pode utilizar um detergente neutro sem problemas, jamais utilize sabão em pó ou qualquer produto de limpeza que possa danificar a pintura;
  • Lavadora de alta pressão, é muito útil para remover a sujeira próximo as rodas e na parte baixa do carro, mas você pode usar uma simples mangueira sem nenhum problema;
  • Se quiser fazer uns retoques finais, inclua na lista: Pretinho, silicone em gel, pincel e uma esponja mais velha.
Dois baldes, shampoo, toalha de microfibra e esponja de microfibra.
Dois baldes, shampoo, toalha de microfibra e esponja de microfibra.

Mão na Massa

Pré lavagem

Com a lavadora de alta pressão ou mangueira, você deve fazer mais do que apenas borrifar água no carro. Vá parte por parte tentando remover o grosso de terra e sujeira do carro, sempre iniciando do teto, parte superior e parte inferior. É recomendável que o carro esteja na sombra ao iniciar a lavagem.

Lavando carro com lavadora de pressão

Aproveite para remover a terra acumulada entre os vidros, nas caixas de roda, nas próprias rodas, dentro da tampa de combustível e demais parte do carro que possam acumular sujeira. Com isso evitamos que durante o processo de lavagem alguma terra ou sujeira mais grossa arranhe a pintura do veículo.

Lavando e Enxaguando

Tenha em mente duas coisas: Comece de cima pra baixo e nunca mergulhe a esponja no balde de sabão após passar no carro.

A esponja de microfibra ajuda muito na hora de remover as sujeiras, recomendo!
A esponja de microfibra ajuda muito na hora de remover as sujeiras, recomendo!

Comece pelo teto do carro, você deve mergulhar a esponja no sabão em seguida esfregar o teto do carro em movimentos circulares, após esfregar, deposite a esponja no balde de água limpa e enxágue imediatamente o teto do veículo, isto evita que o sabão seque e manche o carro.

lavar-carro-dois-baldes

Pegue a esponja, tire o excesso de água, mergulhe no sabão e repita o processo acima para as outras partes do veículo, é importante dividir cada lado em duas partes, por exemplo: Lavar a lateral até o meio, onde normalmente tem o friso, mergulhar a esponja na água limpa, enxaguar, mergulhar no sabão e lavar a segunda parte.

Isto porque as partes abaixo do friso e pará-choques contem muito mais sujeira que a parte superior então você não corre o risco de levar a sujeira da parte de baixo pra cima. Eu gosto de seguir a ordem: Teto, traseira, frente e laterais, mas você é livre para fazer suas escolhas.

Importante lembrar que você jamais deve ir com a esponja da parte de baixo para de cima sem passar pelos baldes.

Secando o Carro

Antes de secar o carro atente-se para um detalhe importante, lavar o carro é uma atividade cansativa, mantenha-se hidratado durante todo o processo.

Cuide da saúde do seu carro sem esquecer da sua.
Cuide da saúde do seu carro sem esquecer da sua.

Secar o carro após a lavagem evita que ele fique com aquelas manchas de ‘gotinhas’ de água, e deixa o carro brilhando mesmo se você não usar shampoos com cera.

Eu gosto de começar secando os vidros, pois eles são mais sensíveis a manchas, então aproveito enquanto o pano não está encharcado. Aqui não tem segredo, é só ir secando o carro, torcendo o pano e secando até que o carro todo esteja seco.

Este paninho de microfibra quebra um galho na hora de secar o carro, é vendido por aqui em supermercado por uns R$10,00 o kit com 4 panos. Tem as toalhas mágicas e panos de marca que dizem ser muito bons, mas eu nunca experimentei.
Este paninho de microfibra quebra um galho na hora de secar o carro, é vendido por aqui em supermercado por uns R$10,00 o kit com 4 panos. Tem as toalhas mágicas e panos de marca que dizem ser muito bons, mas eu nunca experimentei.

Tenho o costume de usar sempre 2 panos, um mais velho e sujo eu reservo para secar os vãos das portas, do porta malas e outras partes que normalmente sujam o ano, assim evito de ‘perder’ um pano a cada lavagem 🙂

Retoques finais

Esta parte é bem pessoal, e acredite, tem produtos para todos os gostos, o que eu gosto de fazer para complementar a lavagem é o seguinte:

Com a ajuda de um pincel passo pretinho nos pneus, estes baratos mesmo que vendem no supermercado.

Meu carro em particular tem alguns itens externos de borracha, com o auxílio de uma esponja eu passo silicone liquido em todas as partes plásticas, frisos, retrovisores e maçanetas, fica com um brilho legal e eu acho que protege um pouco do ressecamento. Na parte interna eu prefiro usar o silicone em gel, acho que não deixa aquele aspecto gorduroso e tem um cheirinho legal.

Carro limpo após a técnica dos dois baldes. Carro limpo após a técnica dos dois baldes.

Carro limpo em aproximadamente 1:30h \o/

Espero que as dicas ajude vocês a cuidar um pouco melhor do seu carro, qualquer dica que eu não tenha citado ou dúvida pode ser deixada nos comentários do post.

Valeu Pessoal 🙂

Everton Lima é Desenvolvedor Web, aficionado por tecnologia e café, Practitioner em PNL, com formação em Hipnose e ciclista amador.

Everton Cerqueira Everton Lima Cerqueira
Agência SOMA - Especializados em WordPress
São José dos Campos, São Paulo, 12233 Brasil
http://www.evertonlima.net

12 thoughts on “Aprenda a lavar seu carro com a técnica dos dois baldes

  1. É sério? Recomenda se manter hidratado durante a atividade de lavar o carro e posta uma foto segurando um latinha de cerveja? KKKKKKKKK

    A cerveja acelera o processo de desidratação.

  2. Parabéns pelo post. Há alguns anos eu pratico essa mesma prática na hora de lavar o carro, inclusive não deixando de lado a hidratação pessoal kkkk
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *