Como foi o InterconDevWP

wordpress

No último sábado, 29 de junho, aconteceu no Hotel Intercontinental, em são Paulo, mais um excelente evento organizado pelo pessoal do iMasters, foi o Intercon Dev + WordPress.

Já fui em alguns eventos do iMasters, em alguns Intercon’s, então acreditava que nada poderia me surpreender, já sabia que podia esperar um evento de excelente qualidade, como é marca registrada do pessoal de lá.

Só que eu estava enganado, ao entrar no hotel, demos de cara com uma cortina azul do WordPress, almofadas com logo do WP e uma Equipe muito bem educada fazendo o credenciamento.

O Auditório que ocorreram as palestras, estava com uma iluminação azul, tinha banners com estatísticas relacionadas ao WordPress espalhado nas laterais, 3 telões atrás do palco, além de cadeiras e mesas que deixaram todos confortáveis para prestigiar o excelente conteúdo das palestras.

Ambiente Aconchegante no #InterconDevWP
Ambiente Aconchegante no #InterconDevWP

O Evento foi apresentado pelo genial Luli Radfahrer, que soube introduzir as palestras de um jeito único, e reforçar com sutileza os grandes ‘tapas na cara’ deixados por cada palestrante.

Acabei perdendo a primeira palestra, mas cheguei a tempo de ver Bernard de Luna falando sobre Como Pensar Front para WordPress. Muitas dicas que podem ser usadas inclusive para projetos que não sejam WP, eu tenho muita dificuldade com a organização de nomenclaturas do CSS, as dicas de separar classes por suas funções e evitar o CamelCase serão muito úteis.  Gostei muito da didática do Bernard, ainda não tinha visto nenhuma palestra dele.

Em seguida Ricardo Zein apareceu trazendo dicas para Usar o WordPres como framework, algo que eu já utilizava mas não tinha idéia de como deixar as coisas mais organizadas. Separar o functions e segmentá-lo por funções, dicas de organização e serviços para não começar o desenvolvimento do 0 podem fazer a diferença no desenvolvimento e manutenção do portal.

Ainda não havia passado das 11 da manhã e eu estava esfregando os olhos, só que desta vez não era sono, queria apenas ter certeza de que tudo aquilo que estava vendo rolar na tela do Leonardo Balter era verdade. O tema era GRUNT e WordPress, ai não sei como, o terminal foi aberto, um comando, e voalá, tinha um diretório com as pastas do WordPress, crocs e um JS sendo minimizado em tempo real pelo grunt watch. Tudo assim, rápido e bem melhor que um cupcake, esta palestra além de me mostrar algo que eu não sei porque não usava ainda, me fez pensar, que as vezes ficamos tão bitolados fazendo as coisas no automático e esquecemos de acompanhar as novidades que estão rolando.

Não sabia se queria ver a última palestra antes do almoço, o assunto de Grandes Migrações para o WordPress já andou tirando meu sono e bom humor um tempo atrás. Mas as dicas dadas pelo Vinícius Massuchetto e o Case iMasters apresentado pelo João Neto vão fazer diferença na minha próxima migração. Descobri que o planejamento da migração e tê-la como parte do desenvolvimento é essencial para que tudo dê certo, O Vinícius mostrou algumas funções do WP para inserir posts, mídias e slugs, que ajudam muito já que o WP possui muitos relacionamentos internos, quando eu fazia migrações, sempre inseria manualmente, e era bem complicado.

Pimentas Jalapeñas temperaram o bate papo sobre WP na hora do almoço
Pimentas Jalapeñas temperaram o bate papo sobre WP na hora do almoço

A volta do almoço foi com Porrada no WordPress e Padronização de códigos, a cerca de duas semanas eu tinha visto uma palestra do Alexandre Gaigalas no Sampa.js e já tinha percebido que ele sabe o que está falando e consegue passar sua idéia de um jeito bem legal.Conseguiu demonstrar alguns padrões do WP e fez uma analogia bem interessante comparando seu código a uma catedral.

Rolou o Lançamento de um framework CSS para o Tema padrão do WP, achei a idéia bem interessante, e como foi dito, é só um protótipo e um pontapé inicial, achei bem legal o conceito de fazermos algo, e construir algo, no caso do front-end, que seja resistente o bastante para aguentar as alterações impossíveis de nossos queridos clientes.

“Cliente de merda é pleonasmo! Luli Radfahrer”

 Já sabia que a Segurança em WP era algo a se preocupar, digo isto pois é muito comum a invasão de sites feitos em WordPress que não possuem o tratamento adequado, Além das coisas óbvias Erick Tedeschi conseguiu passar de um jeito bem humorado algumas dicas para diminuir as vulnerabilidades do site, com certeza será muito útil.

Nunca fui muito fã de mesas redondas, já vi algumas sensacionais com dicas incríveis  mas quando a proposta do evento é trazer coisas novas em palestras curtas acho que não combina muito bem, principalmente quando fica nítido no rosto de alguns participantes que eles não estão felizes por estarem ali rs.

Acho que foi a palestra que mais arrancou risadas do pessoal, Hugo Cisneiros usou alguns gifs para dar dicas valiosas para otimizar o desempenho do WordPress, ensinando a criar cache para diversos níveis de conhecimento, mudanças na configuração do PHP e apresentando o incrível Varnish, ele terminou a palestra demonstrando estatísticas impressionantes mostrando a diferença entre sites otimizados e não otimizados.

Pra finalizar, aprendi que devo escrever Testes para falhar, e só depois programar algo que passe naquele teste, Ricardo Moraleida falou um pouco sobre Testes Unitários em WP. Assunto que também despertou muito meu interesse, já que não tenho o costume de desenvolver desta forma, foram dicas valiosas que irão nortear meus estudos no assunto.                                                             

Como aconteceu em outras edições do Intercon, saí de lá apaixonado de novo por tecnologia, por internet e desenvolvimento.

Coffe Break #InterconDevWP
Coffe Break #InterconDevWP

Como o Luli comentou no encerramento,  sai de lá me sentindo ‘burro’ com a certeza de ter visto um milhão de coisas novas e com a sensação que tem muita coisa que não sei, que preciso estudar, aprender e colocar em prática.

Agradecimento especial a Contagia Internet, que providenciou minha ida ao evento e está sempre estimulando os funcionários a conhecer coisas novas.

Quem saiba o ano que vem menos coisas me surpreendam, e quem sabe ainda eu possa surpreender alguém com algo novo que aprendi.

Everton Lima é Desenvolvedor Web, aficionado por tecnologia e café, Practitioner em PNL, com formação em Hipnose e ciclista amador.

Everton Cerqueira Everton Lima Cerqueira
Agência SOMA - Especializados em WordPress
São José dos Campos, São Paulo, 12233 Brasil
http://www.evertonlima.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *