Efeito Placebo: Você pode atingir o resultado desejado com sua própria mente!

efeito-placebo-biohacking

Nos últimos meses decidi fazer algumas experiências no meu estilo de vida, o objetivo é melhorar meu nível de energia e disposição, além de permitir ter mais concentração e disposição para enfrentar os dias, cada vez mais corridos e dinâmicos. Essas experiências envolvem uma rotina diária de exercícios e mudanças na alimentação, eu pretendo contar detalhes de cada uma dessas experiências futuramente, mas caso você se interesse, pode começar pesquisando pelo termo “biohacking”, eu indico esses dois artigos: você sabe o que é biohacking? um dos segredos de um high stakesBiohacking: como hackear sua biologia para se tornar uma versão sobre-humana de você mesmo.

Quando comento com alguém que estou vendo alguns resultados dessas experiências, muitos me questionam:“Será que não é efeito placebo?”. Há alguns anos quando despertei meu interesse por melhorar a mim mesmo e consegui perder cerca de 20Kg começando a frequentar a academia(até escrevi um Manual de Etiqueta na Academia rs), ouvia muito essa pergunta com relação aos suplementos alimentares que consumia e até mesmo as dietas.

Essa questão do efeito placebo é bem utilizada na medicina, onde nas pesquisas de novos medicamentos alguns pacientes recebem a medicação que está sendo testada e outro grupo recebe comprimidos ou medicamentos falsos. Quando o segundo grupo apresenta algum resultado diferente do esperado, é considerado um efeito placebo, ou seja, um efeito que não deriva directamente da ação farmacológica de um dado medicamento.

Empregado muitas vezes com um sentido negativo, o efeito placebo na nossa vida pode significar uma coisa maravilhosa, ele nos confirma o poder imensurável de nossa mente, e que podemos criar efeitos em nosso corpo, alterando a biologia e até mesmo o comportamento de nossos órgãos e células, incrível, né?

Claro que você não vai sair gastando dinheiro e tempo com coisas que não são nada além de um comprimido vazio, eu quero abster da discussão o lado marketeiro dos produtos que não cumprem o que prometem, e focar no quão poderosa é nossa mente, e que saber disso nos coloca em outro patamar e em vantagem para nossa evolução pessoal.

Se for placebo, isso é uma coisa maravilhosa!

Melhor do que ingerir um comprimido que te faz ter mais foco e inteligência, como acontece no filme Sem Limites, é produzir esses mesmos efeitos por si só. Enxergo como um feedback excelente saber que posso interferir diretamente na minha fisiologia somente com o uso da minha mente.

Portando, se o café com óleo de coco que estou tomando não for o real responsável pelo aumento da minha disposição pela manhã, fico ainda mais feliz, pois me mostra essa incrível capacidade que temos e só precisamos treinar a melhor forma de utilizá-la 100%.

Mudança de forma de pensar

Saber disso vai mudar completamente sua forma de pensar, talvez você comece a se sentir mais responsável pelo rumo da sua vida, ao invés de ficar a mercê do vento para decidir seu destino.

Isso provavelmente vai trazer novos insights e permitir que você comece a pensar em estratégias e atitudes para otimizar ainda mais a busca por seu objetivo.

E as possibilidades?

E se eu te dissesse que esse resfriado que demora a passar pode ser resultado de um desequilíbrio emocional? E essa dor de estômago que pode ser fruto do estresse? Todos esses pequenos distúrbios que tanto nos incomodam, na maioria das vezes podem ser controlados mudando nossa forma de pensar.

Ainda existe a possibilidade de melhorar sua atenção e concentração no trabalho, seu rendimento na academia ou junto a outras áreas da sua vida que você queira melhorar sua performance.

Eu tenho otimizado muito meu tempo, consegui criar o hábito de acordar duas horas mais cedo do que eu estava habituado e com muito mais disposição, estou melhorando meu rendimento no trabalho e colocando em prática algumas ideais que estavam paradas.

Tome as rédeas de sua vida

Já percebeu o que isso quer dizer né? Tudo isso significa que você tem muito mais controle do que acontece com sua vida e com seu corpo do que imagina. Você pode através da sua mente controlar suas emoções e suas reações perante as adversidades e situações da vida, e também pode de certa forma melhorar seu rendimento fisico, o stress, que vai interferir diretamente no funcionamento de seu organismo e de sua imunidade. E com isso temos duas conclusões…

Você não tem mais desculpas!

Sabendo disso tudo, não existe mais desculpas por não ter atingido seus resultados, ou até mesmo para justificar suas ações com base e fatores externos. Sabendo do poder infinito de sua parte, você sabe que tem a responsabilidade de liderar suas ações para que elas te levem ao resultado que você espera!

Você pode ser a melhor versão de si mesmo!

Seja a pessoa mais foda que você pode ser, já que você tem uma mente tão poderosa, alimente o corpo físico da melhor forma, leia bons livros para deixar seu cérebro afiado e seja a melhor versão de você mesmo, não aceite ser menos do que você é capaz!

 

Everton Lima é Desenvolvedor Web, aficionado por tecnologia e café, Practitioner em PNL, com formação em Hipnose e ciclista amador.

Everton Cerqueira Everton Lima Cerqueira
Agência SOMA - Especializados em WordPress
São José dos Campos, São Paulo, 12233 Brasil
http://www.evertonlima.net

One thought on “Efeito Placebo: Você pode atingir o resultado desejado com sua própria mente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *